Consultas: 71 3036-4040 | 71 3036-4141

Vectoeletronistagmografia

É um exame, não invasivo, que avalia o funcionamento do labirinto e das áreas neurológicas relacionadas, através da observação dos movimentos oculares. Eletrodos semelhantes aos usados em eletrocardiogramas são colocados na fronte do paciente e conectados a um programa de computador. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos, em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, estimulando o labirinto. As respostas geradas em forma de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos, serão analisadas pelo programa computadorizado.

Este exame é útil na detecção de doenças do labirinto ou do sistema neurológico, assim como na determinação do lado do labirinto afetado e o tipo de alteração nele apresentado, guiando o otorrinolaringologista na escolha do tratamento mais indicado para aquele paciente.


Preparo

- Suspender 48 horas antes, o consumo de medicamentos para tontura (inclusive à base de ervas), calmantes e antidepressivos.
- Não tomar chá, café chocolate, refrigerantes ou bebidas alcoólicas 48 horas antes dos exames.
- Não utilizar lentes de contato ou maquiagem.
- Manter-se em jejum 3 horas antes do exame. Vir acompanhado (a).


Importante! Remédios para pressão arterial, diabetes, tireóide e anticoncepcional não devem ser suspensos.