Consultas: 71 3036-4040 | 71 3036-4141

Otoplastia

É a cirurgia para a correção da orelha em abano (orelha mais aberta e geralmente com apagamento de algumas dobras naturais da cartilagem). Esta alteração é causa freqüente de problemas de ordem psicológica relacionados à queda de autoestima, principalmente em crianças. A idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o desenvolvimento e a criança começa o período escolar. A cicatriz resultante é discreta e escondida atrás da orelha ficando praticamente imperceptível.


Mais informações

Anestesia: Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).
Tempo de Internação: 12 horas (Day hospital)
Cuidados pós-operatorios: o curativo da primeira semana é realizado com atadura protegendo o local da cirurgia. Depois se recomenda o uso das faixas tipo "balé” ou "tênis" por mais 3 semanas.
Complicações: São muito raras, mas como toda cirurgia tem seus riscos, podemos citar: hematoma, infecção, dor, problemas anestésicos.
Resultados: Após uma semana já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.